top of page
SOBRE O SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CRONOBIOLOGIA 

      Nas três últimas décadas, o Simpósio Brasileiro de Cronobiologia (SBCrono) tem cumprido um importante papel na disseminação da Cronobiologia e na consolidação de grupos de pesquisa no país. Como a Cronobiologia aborda fenômenos que se manifestam em diferentes níveis de organização biológica, o público-alvo constitui-se de pesquisadores que atuam em diversos campos da biologia, como a Biologia Celular e Molecular, Genética, Zoologia, Fisiologia, Neurobiologia e Ecologia de Populações, entre outras. Aplicações da Cronobiologia à área da saúde incluem a Psiquiatria, no que tange particularmente a transtornos do humor, o estudo do sono, em especial no que tange a situações que envolvem a privação do sono e seus efeitos à saúde, câncer, alterações metabólicas, dentre outras. O evento também atrai pesquisadores que atuam em áreas de intervenção como aquelas ligadas à organização dos horários em escolas e locais de trabalho. Esta diversidade em termos de pesquisas básicas e com aplicação imediata se expressa na programação do evento e nas diferentes áreas de atuação dos palestrantes convidados.

       Uma das principais características do evento é a participação ativa de estudantes de graduação e pós-graduação. Esta participação é facilitada pelo formato das sessões de painéis e de discussão de projetos de mestrado e doutorado, o que se constitui em uma oportunidade ímpar de qualificação dos alunos junto a pesquisadores da área. As interações propiciadas pelo evento certamente resultarão em novas colaborações de pesquisa em rede, integrando ainda mais os pesquisadores de diferentes regiões.

      Este ano, o evento será realizado nos dias 26, 27 e 28 de outubro em Alagoas, na turística Praia do Francês, localizada no município de Marechal Deodoro, a 28Km da capital Maceió. Os mini-cursos serão realizados nos laboratórios do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas no dia 25 de outubro. Para estimular a participação de docentes e alunos de várias regiões do país, este evento, tradicionalmente, não cobra taxa de inscrição

 

         Finalidadades do Evento

    O SBCrono visa (i) promover a interação de pesquisadores brasileiros na área, consolidando assim colaborações em pesquisa; (ii) a formação de jovens cientistas (pós-graduandos e recém doutores) nesta área do conhecimento, (iii) uma discussão qualificada sobre novos projetos a serem desenvolvidos por alunos de pós-graduação, (iv) incentivar e capacitar professores e alunos de licenciatura a abordarem a cronobiologia na sala de aula e (v) disseminar conceitos e técnicas da cronobiologia na comunidade acadêmica, incentivando a sua incorporação nas linhas de pesquisa.

 

        Histórico de eventos anteriores

   O primeiro SBCrono foi realizado no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP em 1985. Nesta época, 4 anos após o nascimento da Cronobiologia no Brasil, pesquisadores do departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB-USP, do Serviço de Bioquímica do Instituto Butantã, do departamento de Psicobiologia da antiga Escola Paulista de Medicina, do Setor de Ergonomia do Fundacentro e do departamento de Farmacologia do ICB-USP, apresentaram seus 7 trabalhos e conversaram sobre cronobiologia durante um dia todo. Em 1989, pesquisadores de diferentes laboratórios do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Pará iniciam a fase de disseminação do conhecimento cronobiológico brasileiro e o II SBCrono acontece em São Sebastião-SP. Em 1991, a expansão das relações da Cronobiologia brasileira em nosso continente é coroada com a realização do III SBCrono juntamente com o I Simpósio Latino-Americano de Cronobiologia no Parque Nacional de Itatiaia-RJ. Entre 1994 e 2006, O SBCrono ocorreu como uma atividade pré-Congresso da Reunião Anual da FeSBE, como evento satélite da Sociedade de Neurociências e Comportamento, tendo em vista as aplicações da Cronobiologia a diversasáreas da Biologia e Biomedicina. Em suas últimas 9 edições, o SBCrono foi realizado com uma ritmicidade bianual estável. A partir de 2010, o evento passou a ser realizado de forma independente. A última edição do SBCrono aconteceu em Barbacena em 2014 no IF Sudeste MG - Campus Barbacena. Trinta e um anos se passaram desde o primeiro Simpósio e os pesquisadores que trabalham direta ou indiretamente com a Cronobiologia continuam reunindo-se em torno da discussão de experiências de ensino, de resultados de trabalhos concluídos e/ou em fase de publicação, da relação com a Medicina, de temais gerais multidisciplinares, além de avaliarem projetos de jovens pesquisadores, atividade essa que caracteriza o SBCrono como um evento ímpar no cenário científico-cultural brasileiro simpósio deste ano ocorrerá entre os dias 26 e 28 de outubro no Hotel Ponta Verde - na turística Praia do Francês - que fica localizado no município de Marechal Deodoro - AL, a 28Km da capital Maceió. Mais uma vez teremos um ambiente adequado para uma maior interação acadêmica entre estudantes e pesquisadores da área.

  Sua participação possibilitará o aprofundamento do conhecimento da cronobiologia assim como possíveis colaborações científicas. 
Local do evento

   Marechal Deodoro é um município brasileiro do estado de Alagoas. Foi a primeira capital de Alagoas e cidade onde nasceu Deodoro da Fonseca, proclamador da República e o primeiro presidente do Brasil. Conhecida também por suas construções de valor histórico, igrejas, casas e outras edificações antigas. O município faz parte da Região Metropolitana de Maceió

(Fonte: Wikipédia)

Comitê científico

Adriana Ximenes - UFAL

Bruna Del Vechio Koike - UFAL

Bruno da Silva Brandão Gonçalves - UNIFESP

Christiane Andressa da Silva - UFPB

Frida Fischer - USP

John Fontenele Araujo - UFRN 

Luciane de Souza - UFAL

Luiz Menna-Barreto - USP

Mario Pedrazzoli - USP

Salete Smaniotto - UFAL

Tiago Gomes de Andrade - UFAL

COM APOIO DE:
bottom of page